quinta-feira, 19 de março de 2009

Setur/PI discute ações do Plano de Desenvolvimento Sustentável.

Nesta quinta-feira (19) e na sexta (20), representantes da Secretaria de Turismo do Piauí e Secretaria de Planejamento estarão em São Luís-MA para discutir com membros do GTI (Grupo de Trabalho Interministerial) as últimas questões relativas ao Plano de Desenvolvimento Sustentável da Região Turística Meio-Norte-PDSRT, envolvendo os Estados do Piauí, Maranhão e Ceará.
Nas oficinas serão dadas continuidade aos trabalhos anteriores e abertas novas discussões sobre o planejamento sustentável dessa região, no que diz a respeito aos eixos temáticos que envolvem ordenamento territorial e gestão ambiental, ações estratégicas para o desenvolvimento (acesso, energia, comunicação, transportes, dentre outras), atividades produtivas, inclusão e cidadania, fortalecimento da gestão, saúde, educação, cultura e estratégias para emprego e renda e os setor de serviços, onde o turismo se enquadra.
Para a diretora da Setur, Liege Moura, um grupo como o GTI é muito importante para o desenvolvimento de uma região, por que são feitos estudos e um planejamento minucioso e estratégico para se alçar o desenvolvimento de forma integrada.
“São elencadas as prioridades que essa região precisa para desenvolver e se consolidar de forma integrada. Já se tem estudos preliminares que apontam o modelo de desenvolvimento baseado na sustentabilidade que com certeza vai concretizar não só a questão do turismo, mas de qualidade de vida para a população” disse Liege Moura.
A proposta inicial do plano leva em conta que, no curto trecho do litoral brasileiro, entre os municípios de Santo Amaro do Maranhão e Acaraú, no Ceará, existem três das mais espetaculares atrações turísticas do país - os Lençóis Maranhenses, o Delta do Parnaíba e a Costa do Sol Poente Cearense - cujas belezas naturais são preservadas em áreas protegidas, e que constituem o Roteiro das Emoções e ainda que muito próximas ao litoral estão outras atrações, como o Parque Nacional de Sete Cidades e o Parque Ecológico da Cachoeira do Urubu, no Piauí, e o Parque Nacional de Ubajara, no Ceará.O Plano será submetido à consulta pública no mês de maio em dois municípios de cada Estado e será finalizado oficialmente no dia 30 de junho. No Piauí, as cidades que participarão diretamente do processo serão Parnaíba e Esperantina. Barreirinhas e Chapadinha foram os municípios escolhidos no Maranhão.

Nenhum comentário: