quarta-feira, 4 de março de 2009

Inaugurado Parque Eólico da Pedra do Sal.


Foi realizado sexta feira (13) do mês de Fevereiro, auditório da ACP (Associação Comercial de Parnaíba), localizado no Porto das Barcas a solenidade de inauguração do Parque Eólico da Pedra do Sal, a primeira usina geradora de energia renovável do estado.Os recursos para a construção do Parque Eólico da Pedra do Sal, empreendimento da iniciativa privada, são da ordem de R$ 108 milhões. Os trabalhos de implantação da usina eólica foram iniciados em Agosto de 2008.O parque ocupa uma área total de 540 hectares na Praia Pedra do Sal, e tem o apoio do Governo Federal através do Programa de Incentivo a Fontes Alternativas (Proinfa), que garante a compra de toda energia produzida no local por um período de vinte anos.O prefeito José Hamilton Furtado Castelo Branco, o governador Wellington Dias e autoridades do Estado, representantes políticos do Piauí, juntamente dos executivos da Tractebel Energia estiveram presentes na solenidade de inauguração.
Foto: ADRS
O governador Wellington Dias refere-se ao investimento como lucrativo e de respaldo para a cidade, uma vez que a energia gerada pode ser vendida para qualquer lugar do Brasil, necessitando apenas ser feita uma ligação para Piripiri, que já está interligada a uma rede nacional e que já há negociações com a Eletrobrás para que um “linhão” seja instalado.

Foto: ADRS


O prefeito José Hamilton em discurso, ressaltou dois aspectos em relação à inauguração da Usina: a resolução imediata da queda de tensão em Parnaíba e a própria produção de energia, que representa 40% do consumo da cidade, percentual significativo para assegurar maior qualidade na energia já recebida.

Foto: André Leão.

A usina é composta por 20 (vinte) torres com aerogeradores Wobben Enercon E-44 com 44 metros de diâmetro e uma linha de transmissão de 24,5km, que otimizam a distribuição energia elétrica. Com a usina, aumenta em 18MW a geração de energia limpa e renovável. O investimento do Consórcio GDF Suez, na instalação da usina é da ordem de R$ 100.082.000,00 (cem milhões e oitenta e dois mil reais) com suporte do PROINFRA, o Programa de Incentivo às Fontes de Energia Elétrica.

Foto: ADRSSérgio Marinho representando a ADRS na solenidade.


Foto: ADRS

Nenhum comentário: