terça-feira, 7 de abril de 2009

A ADRS organiza encontro para discussão do “FORMATO DO PRODUTO ROTA DAS EMOÇÕES E SUA PROMOÇÃO”.

Numa ação conjunta da ADRS, SETUR – CE e SETUR – PI foi realizada nessa quarta-feira (25) do mês de março no auditório da Associação Comercial de Parnaíba, o primeiro encontro visando à discussão do formato do produto “Rota das Emoções” e sua promoção. A reunião contou com a presença da SETUR – PI, SETUR – CE, entidades parceiras como Piemtur, Sebrae, Banco do Nordeste, APA DELTA, AETRE, AMADELTA e de onze representantes das Secretarias de Turismo e Meio Ambiente, dentro dos 15 municípios que formam a Rota das Emoções.

As estratégias de promoção foram discutidas pelos atores do turismo dentro dos Estados que compõem a rota, tendo a participação especial da Sr.(a) Zélia Lins - ORIENTADORA DE CÉLULA DO SETOR DE PROMOÇÃO E MARKETING DA SETUR – CE.

Observou-se a extrema necessidade de se criar um plano de marketing diferenciado para o roteiro, para que este venha a segmentar a demanda e a forma de “venda” do produto Rota, identificando concorrentes, público-alvo e a partir de então, estratégias para que se atinja estes objetivos, sempre com o conceito de sustentabilidade em mente.

Além das várias questões debatidas, o encontro serviu também para integrar e fortalecer as bases que fazem parte da Rota das Emoções. Todos os representantes das entidades se manifestaram enaltecendo como prioridade a implantação de um TURISMO DE QUALIDADE, preconizado no respeito ao meio ambiente, desenvolvimento sustentável e consequentemente na inclusão social, para este intento, foram levantadas as seguintes pautas para discussão:

- A fragilidade dos Ecossistemas no qual a Rota está inserida (Unidades de Conservação – UC’s, Área de Proteção Ambiental – APA’s, Parque Nacional);

- Capacidade de carga da região;

- Organização empresarial;

- Estratégias de planejamento;

- Diagnóstico e Inventário das potencialidades dos municípios que compõe a rota: atrativos e cultura local (artesanato, culinária e folclore);

- Infra-estrutura local, potencial e etc...

Segundo Zélia Lins, representante da Secretaria de Turismo do Ceará, a reunião foi muito rica e produtiva. “Eu fiquei encantada com essa reunião, porque ela trouxe na alma das pessoas a promoção do nosso produto sem degradar a natureza. Não podemos cometer erros, mas isso só será possível se todos tiverem o mesmo pensamento e faremos isso criando mecanismos sustentáveis, como exemplo a utilização de um simples copo de barro nos bares, porque se ele quebrar ele pode ser refeito criando uma idéia de turismo sustentável.” Como resultado da reunião, foi marcado um workshop em Camocim - CE para os dias 04 e 05 de maio no hotel Boa Vista Resort. A idéia da implantação dos encontros itinerantes surgiu da importância de proporcionar a oportunidade do reconhecimento a cada região e que esta possa apresentar seus produtos, enriquecendo de diversidade e variedade turística, fazendo desta metodologia, uma ação permanente para integrar a Rota.

Segundo Ingrid Clark – Gerente Executiva da ADRS: “Esse foi o primeiro grande passo em direção a uma integração de fato, sendo a primeira reunião em que todos os representantes do turismo e meio ambiente destes municípios defenderam as mesmas propostas e ações, sem fronteiras,” conclui.


Zélia Lins representante da Secretaria de Turismo do Ceará e Ingrid Clark - Gerente Executiva da ADRS.

Reges Jr. - Secretário de Barreirinhas - MA, José Bezerra - Secretário de Cruz - CE, Francisco Carvalho - Assessor da Prefeitura de Água Doce - MA, Ingrid Clark - Gerente Executiva da ADRS, Marcelo Silva -Secretário de Ilha Grande - PI e José Osmar Fonteles - Secretário de Jijoca de Jericoacoara - CE.


José Osmar Fonteles - Secretário de Jijoca de Jericoacoara -CE, Ingrid Clark - Gerente Executiva da ADRS, José do Patrocínio Paes Landim - Diretor Presidente da Piauí Turismo (Piemtur), Ugo Covin - Gerente Geral do Boa Vista Resort - CE e George Hochheimer - Green Mind.

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