sexta-feira, 28 de novembro de 2008

Bioconstrução. O futuro, a nós pertence!

No dia 17 de novembro de 2008, na Ilha Grande do Paulino, Tutóia- MA, foi inaugurada a primeira casa totalmente sustentável do Maranhão.

A iniciativa é do Ministério do Meio Ambiente - MMA em parceria com o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária – INCRA que já possui um projeto de assentamento na região, Instituto Chico Mendes – ICMBio e APA Delta do Parnaíba.

A Ilha Grande do Paulino é uma das maiores do Delta do Rio Parnaíba e se destaca por ser habitada há várias gerações por uma população tradicional de pescadores e agricultores familiares. Com este projeto piloto, a Ilha torna-se uma referência de construção de baixo impacto ambiental, utilizando técnicas de arquitetura e construção adequadas ao clima local e valorizando soluções arquitetônicas encontradas pela própria comunidade, utilizando materiais da própria região com eficiência energética e tratamento adequado dos resíduos.

A Bioconstrução

A técnica utilizada na bioconstrução cria ambientes mais saudáveis, auto-suficientes e conectados com o ambiente natural, exatamente o que uma comunidade com as características das muitas existentes nos Estados do Maranhão, Piauí e Ceará, dadas as dificuldades de acesso e de manejo de matérias-primas. A técnica é feita com uma mistura de terra e barro (do próprio local) colocada em sacos de ráfia socados e presos com arame farpado.

A inauguração da “Casa do Fernando” foi comemorada com muita festa, muitos convidados e com muita emoção, já que foi uma vitória para a comunidade ter acesso a esse tipo de projeto e se transformar no principal foco ambiental de toda a região.

Estavam no dia, representantes do MMA, INCRA, APA Delta do Parnaíba, ICMBio, Secretarias de Turismo do Piauí, Tutóia e ADRS.

Nenhum comentário: