quarta-feira, 20 de janeiro de 2010



Confirmada a presença de veleiros internacionais no litoral do Piauí, entre os dias 13 a 19 de fevereiro, em pleno Carnaval. Nicolas Tiphagne, um dos coordenadores da regata internacional Les Îles Du Soleil (Ilhas do Sol), esteve em Luís Correia ontem (11) acompanhado do Presidente da Piemtur, José do Patrocínio, para definir o local exato em que as embarcações irão ancorar. A comitiva foi recepcionada pela equipe da Secretaria Municipal de Turismo de Luís Correia e o secretário Alcide Filho.Foi definido que o antigo prédio da IPECEA será o apoio para os desembarques e atendimento inicial. Ao ancorarem no cais da cidade de Luís Correia os velejadores e suas famílias vão se deparar com uma estrutura de serviços, opções culturais e turísticas.
Nicolas disse estar encantado com os cenários do Delta da Amarração, banhado pelo braço do Rio Igaraçú que abraça o Oceano Atlântico. “Creio que teremos momentos inesquecíveis no litoral do Piauí porque aqui é diferente de tudo o que já vimos em nossas expedições. Para cada direção que a gente olha, descobre um cenário diferente”. Ele declarou que esse primeiro contato com Luís Correia pode ter o tempo de permanência duplicado no próximo ano.
José do Patrocínio, da PIEMTUR, qualificou a vinda do Rali Ilhas do Sol como uma confirmação da vocação estratégica do litoral do Estado do Piauí como ponto geográfico e eco turístico de apoio a velejadores internacionais. “A partir de agora, certamente os milhares de iates que passam ao longo de nosso litoral saberão da Amarração e certamente decidirão ancorar seus veleiros e barcos para contatos com a Natureza, os sabores, belezas e emoções do Piauí”.
Nicolas lembrou que a primeira vez que o rali desembarcou em João Pessoa, há quatro anos, “não tinha nada de apoio. Hoje, já temos um píer que gera empregos, recebe bem e divulga o Estado”.
“O Turismo Náutico é uma vocação natural da Amarração, antiga Luís Correia, e certamente esse evento será um resgate histórico do município. Estamos mobilizando nossas melhores referências turísticas e culturais para proporcionar, junto com os municípios de Parnaíba, Ilha Grande e Cajueiro, uma recepção que só o povo do Piauí faz: com emoção e alegria”, declarou Alcide Filho, Secretário Municipal de Turismo de Luís Correia, a cidade base dos velejadores. “Apoiar e incluir uma Marina montada com estrutura básica, tendo água, combustível, manutenção náutica, pontos de energia elétrica e hospedagem na pauta de projetos essenciais e imediatos para Luís Correia, é aliar Ecologia, através do Ecoturismo, com a Economia, elevando a geração de empregos”, defende Alcide Filho.
Fazem parte do Rali Ilhas do Sol 26 barcos movidos principalmente à vela, mas que também são equipados com motor para momentos de calmaria e a geração de energia. Ao todo são 90 pessoas, velejadores originários de sete países como França, Inglaterra, Espanha, Suíça, Bélgica, Holanda e Áustria. Cerca de 10 crianças fazem parte da equipe do Rali. Os velejadores têm a idade média de 55 anos. O Rali Ilhas do Sol dura um total de sete meses e há quatro meses seus participantes navegam pelo Brasil. Os veleiros não competem em si e há 15 edições navegam pelo Oceano Atlântico. Pela primeira vez o Ilhas do Sol desembarca no litoral do Piauí, logo em um porto de tradicionais pescadores, resgatando as memórias do antigo e movimentado Porto da Amarração.
Os velejadores sairão de Fortaleza com destino a Luís Correia e daqui seguirão, antes do retorno para a Europa, até a Ilha de Marajó. Luís Correia vai ter um carnaval cheio de atrações. Tanto em Terra, quanto no mar.
Fonte/Foto: Piemtur

Nenhum comentário: