quinta-feira, 7 de maio de 2009

Sebrae e governo do PI e CE lançam novo roteiro

Com as presenças dos governadores do Piauí, Wellington Dias; do secretário de Turismo do Ceará, Bismarck Maia, que representou o governador Cid Gomes; dos superintendentes do Sebrae no Piauí, Delano Rocha, e no Ceará, Carlos Cruz, além de autoridades estaduais, municipais e empresários, foi lançado na última sexta-feira (24), o Roteiro Serras Nordeste –Entre Serras e Opalas.

O lançamento aconteceu durante a Brazil National Tourism Mart – BNTM 2009, feira de turismo realizada até o último domingo (26), no Centro de Convenções Edson Queiroz, em Fortaleza, no Ceará.

O Serras Nordeste envolve seis cidades: Tianguá, Ubajara e Viçosa (CE); e Pedro II, Piripiri e Piracuruca (PI). São lugares com belezas singulares, que vão atrair a atenção de turistas que buscam belas paisagens, clima ameno e muita tranqüilidade.

“Eu reconheço que o Ceará tem uma posição importante no turismo do Nordeste. E o Piauí, além de outros Estados da região, precisam atuar de forma célere dentro desse segmento. Esse caminho de unificar uma região do Nordeste muito importante. Agora temos uma região serrana,
belíssima, que possui uma certa estrutura, acredito que vamos conquistar um público que está ávido por bom clima, tranqüilidade e cultura”, ressalta o governador do Piauí, Wellington Dias.

O Serras Nordeste vai revelar um outro lado da região que não seja somente sol e mar. O roteiro possui grutas, cachoeiras, extração da opala, clima serrano e casarios coloniais, mostrando um pouco da história dessa região. O roteiro abrange também o Parque Nacional de Sete Cidades (PI) e a Serra da Ibiapaba (CE).

“Primeiro é uma região riquíssima, com um potencial muito forte em turismo, que já tem experiências de sucesso nesses Estados. Nosso foco é organizar, dar um sentido para esse roteiro. O objetivo maior é que o Sebrae dê o suporte necessário para o segmento empresarial da região
e coloque esse produto de forma positiva no mercado”, destaca o diretor superintendente do Sebrae no Piauí, Delano Rodrigues Rocha.

O Roteiro Serras Nordeste vai atender sessenta e cinco empresas do Piauí e quarenta e cinco do Ceará. Os empreendimentos, entre meios de hospedagem e alimentação do destino, estão recebendo uma série de consultorias como também empresários e colaboradores são qualificados
para melhor atender os turistas que visitarem a região.

Dentro dessa proposta de trabalho existem algumas metas a serem cumpridas. São metas focadas em resultados como, por exemplo, aumentar em 3% os empreendimentos envolvidos na oferta turística até dezembro de 2010, além de estender em um dia a permanência do turista na
região.

“O que a gente percebe em todos os Estados do Nordeste é que temos uma diversidade de destinos e que muitas vezes, o turista fica meio perdido, sem saber o que escolher. Nosso objetivo é transformar esse destino num pequeno roteiro para que possamos aumentar essa percepção
do turista. Com isso, ele vai notar o que essas cidades do Serras Nordeste têm de atrativo, de histórico, de cultura, de gastronomia, ou seja, o que têm de melhor”, explica o diretor superintendente do Sebrae no Ceará, Carlos Cruz.

Para a empresária de Pedro II (PI), Anitalice Galvão, o novo roteiro vai integrar ainda mais o turismo nesses Estados.

“O roteiro está consolidando essa integração entre Ceará e Piauí. O Ceará está mais avançado em termos de turismo que o Piauí. E isso fará com que os turistas que cheguem nas cidades cearenses possam conhecer as cidades do Piauí. Além disso, as capacitações do Sebrae junto aos
nossos empreendimentos têm nos dados a visão que precisamos para receber bem esses turistas”, conta Anitalice.

O roteiro também prevê o aumento da circulação de turistas em 2% nos meios de hospedagem do destino entre dezembro de 2009 até o final de 2010.

Na opinião do empresário Rafael Feitosa, do Sítio do Bosco, em Viçosa (CE), o roteiro vai melhorar a vida de todos.

“Acredito que o roteiro será importante para estarmos inseridos numa região promissora. Estamos confiantes que o roteiro vai contribuir para melhorar a qualidade de vida na região, trazendo turistas nacionais e internacionais”, afirma Feitosa.

Para o secretário estadual de Turismo do Piauí, Sílvio Leite, o novo roteiro vai vivenciar as boas lições dos empresários da Rota das Emoções.

“É um destino que tem tudo a ver, possui uma variedade de atrativos e uma proximidade que facilita o acesso dos turistas. O roteiro é rico em belas paisagens, serras, artesanato e culinária, revelando a união dos Estados do Ceará e do Piauí em favor do turismo. Nós tivemos uma experiência positiva com a Rota das Emoções e acredito que as boas lições da rota serão aplicadas nesse novo destino”, afirma Leite.

Uma infra-estrutura em estrada está sendo viabilizada para que o acesso dos turistas ocorra sem problemas.

“Mais do que ter um produto estamos estruturando a região com estradas e demais acessos. É mais uma parceria entre os Sebrae e os Estados do Ceará e do Piauí, que pretende fortalecer o turismo na região. Nossa intenção é levar o público de praia para essa região do Serras Nordeste”, explica o secretário estadual de Turismo do Ceará, Bismarck Maia.
Fotos: ADRS


Fonte: www.tvcanal13.com.br

Nenhum comentário: